domingo, 12 de outubro de 2008

TEXTO NARRATIVO

As principais características de um texto narrativo são:01. É predominantemente figurativo - Isto é - usa predominantemente termos concretos.02. É dinâmico - Tem relações de anterioridade e de posterioridade.03. Segue ordem cronológica - Ordem do relógio. Narrando os fatos desde o início até o final.04. Pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. Em primeira pessoa o narrador participa dos fatos. Em terceira pessoa o narrador não participa dos fatos.05. Os tempos verbais mais utilizados são: Presente, Imperfeito e Futuro.Quando falamos que o texto narrativo é predominantemente figurativo, queremos demonstrar que este texto sempre está mais preocupado com os termos concretos, mas isto não quer dizer que ele não tenha um tema, pelo contrário, o texto narrativo sempre apresenta, em suas estruturas profundas, um tema.Como exemplo vamos analisar três contos infantis.O primeiro é Branca de Neves e os Sete Anões - Este texto figurativo apresenta dois temas: o primeiro é a eterna luta do BEM contra o MAL. Branca de Neve, o Rei, o Príncipe, os Anões, os animais do bosque, todos representam o BEM e a madrasta, o MAL. Evidentemente, quem vence é o BEM, e as crianças que ouvem, assistem ou lêem a história ficam certas de que somente o BEM vencerá.O segundo tema apresenta a ideologia Cristã da época. Quem obedece, é caridosa, aceita sem reclamar todas as maldades que sofre, terá o Reino dos Céus. Branca de Neve era boa, carinhosa, não reclamava de nada. Embora fosse uma filha de Rei, lavava as escadas do palácio, vestia-se com roupas velhas, não passeava, mas aceitava tudo isto. Por esse motivo ela receberia o prêmio, que em seu caso, por ser uma história, o céu seria na própria terra. Inclusive, na única hora que Branca de Neve desobedeceu, quando atendeu à porta, coisa que os anões haviam proibido, ela foi castigada e este castigo veio através de uma maçã, a mesma fruta que expulsou o casal, Adão e Eva, do Paraíso.O segundo conto é Cinderela. Neste conto vemos pela primeira vez a plebe entrando nos salões aristocráticos. Aqui também há a luta entre o BEM e o MAL. Cinderela consegue chegar aos salões como foi dito anteriormente, mas para isto precisa sofrer uma transformação total. Ela vai receber roupas, carruagem, sapatinhos de rubi, e, só assim, poderá conquistar o Príncipe e livrar-se da madrasta malvada.O terceiro conto é O gato de botas. Este conto vai apresentar a astúcia do povo. Não há luta do BEM e do MAL, mas sim uma luta entre o POVO e a NOBREZA. O gato simboliza o povo e o dono do gato, simboliza a nobreza. No final ganha o POVO, mas quem sai mesmo ganhando com essa vitória é o NOBRE, pois consegue casar com a filha do Rei.

Grupo 05
CAIOCEZAR
LUIZ
DOUGLAS
EUDHONE
REINALDO
VINICIUS

Um comentário:

1/3 disse...

Boa idéia tratar da estrutura do texto narrativo.
Em certa medida, complementa o que vimos em aula.
No entanto, vocês poderia ter trabalhado com exemplos; principalmente os produzidos pelos colegas no ead, já que esta é a função deste blog.
E também poderiam ter verificado a informação. Quando dizem que a temporalidade no texto narrativo é cronológica, por exemplo, não dão conta da complexidade da questão. Em sala, vimos que o conto Felicidade Clandestina não segue o padrão.
Espero que os próximos grupos consigam melhorar e atingir os objetivos.

Abraço.

Roberto.