sábado, 1 de novembro de 2008

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO PUBLICITÁRIO

Olá!
Leitores, hoje veremos as principais características contidas em um Texto publicitário, quais elementos são utilizados e como as mensagens são transmitidas aos consumidores.

O texto publicitário é quase sempre constituído por imagem e texto
Ex :Propaganda da Seda




É usada linguagem persuasiva, direta e clara
Ex: Guaraná Antarctica Ice. Slogan: É O QUE É



Tem estrutura variável mas geralmente composta por:
- Título que chama atenção sobre o produto
- Texto que amplia o argumento do título
- Assinatura logotipo ou marca do anunciante
Ex: Propaganda da Honda





Nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir;
Ex: Propaganda Johnsons





Verbos Geralmente de modo imperativo ou no presente do indicativo;
Propaganda: Atravesse na faixa.




Uso de recursos como figura de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras, provérbios, etc.
Propaganda da Jontex.


Até a próxima!
Grupo: 8
Alessandra de Paula Caires
Auréilo Araújo Silva
Danielli Marques Alves
Flávia Gomes de Lima
Guilherme Ciossani

Um comentário:

1/3 disse...

Muito interessante a proposta de discutir a estrutura do texto publicitário.
E os exemplos são ótimos.
Mas ainda vou insistir: quando é que teremos um grupo capaz de se apropriar dos textos produzidos no ead para trabalhar questões de linguagem aqui, no blog?

Abraço.

Roberto.