quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Narrar, Descrever, Dissetar: Enteda a diferença.


Olá caros colegas, vou postar pela primeira vez aqui no nosso “Blog do Leitor Crítico”.
Vou falar de um assunto que está sendo dado em nossas aulas de EAD, e citar algumas coisas que aprendi no projeto Aprimorar da faculdade.

No momento de redigir, é comum que muitas pessoas ainda possam confundir a diferença da Narração, Dissertação e da Descrição.
Textos que vamos utilizar por muito tempo. A diferença é bem simples. Não tenha mais dúvidas:
Descrição: È o texto que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve sempre responder á pergunta: Como a coisa/lugar/ pessoa é. É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita.

Exemplo: A sua estatura era alta e seu corpo esbelto. A pele morena refletia o sol dos trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade. Os traços bem desenhados compunham uma fisionomia calma, que mais parecia pintura.

Narração: É o texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se você deve “narrar a ação”. Imagine, na narração que você é o roteirista de um filme ou de uma novela, ou mesmo que está contando um caso para um amigo. Na narração, você deve responder a pergunta: O que aconteceu?

Exemplo: Numa noite chuvosa no mês de Agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal iluminada que conduzia á sua casa residência. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receoso de que se tratasse de um assalto, Era, entretanto, somente um bêbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminha de sua casa.

Dissertação: Dissertar é “falar sobre”. É o tipo mais comum de texto solicitado em provas de redação. È texto onde se expõem idéias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve responder á pergunta: Qual é a usa opinião a respeito? Isso, no entanto, sem usar a primeira pessoa!Nunca diga, em uma dissertação: “Eu acho que o aborto é um crime contra a vida”. Ou: “Na minha opinião, o aborto é um crime contra a vida.” Você pode expressar sua opinião, sem usar a primeira pessoa. Assim, a idéia será a mesma, mais em uma construção que poderia ser assim: “O aborto é um crime contra a vida”.
Afirmou, defende o ponto de vista, mais não se colocou como o “eu” na construção frasal.

Exemplo:
Tem havido muitos debates sobre a eficiência do sistema educacional. Argumentam alguns que ele deve ter por objetivo despertar no estudante a capacidade de absorver informações demais diferentes tipos e relacioná-las com a realidade circundante. Um sistema de ensino voltado para compressão dos problemas socioeconômicos e que despertasse no aluno a curiosidade científica seria por demais desejável.

Bom pessoal, por hoje é só, espero que todos possam estar apreciando o assunto abordado.
Bibliografia: Projeto Aprimorar
Caso haja alguma dúvida, podem estar comentando.

Atenciosamente

Paulo Renan

Grupo 7:
Bruna Ines
Natasha Tells
Paulo Renan
Ramon Ferraz
Sanielly Peixoto

Um comentário:

1/3 disse...

Muito bem!
Se havia quem não tinha entendido, agora ficou fácil.
Ficaria mais contente se soubesse que os exemplos saíram da produção do ead. Saíram?
Vou aguardar a resposta.
E cuidado: dissertar!

Abraço.

Roberto.