quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Novamente é reformulada nossa Língua

No dia 29 de setembro de 2008, o presidente Luís Inácio Lula da Silva tornou oficial a reforma na nossa língua. De acordo com a resolução, a reforma deverá entrar em vigor em janeiro de 2009, mas as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de 2012.

Principais Mudanças:

Fim do trema, o acento é totalmente eliminado. Assim, a palavra freqüente passa a ser escrita frequente.

Eliminação de acentos em ditongos, acaba-se o acento nos ditongos “ei” paroxítonas. Portanto idéia vira ideia.

O acento circunflexo quando dois “os” ficam juntos também some. Assim, vôo vira voo.

Cai o acento diferencial aquele acento que diferenciava palavras homônimas de significados diferentes acaba. Assim, pára do verbo parar vai ficar apenas para.

Mudanças nos hifens, sai a maioria dos hifens em palavras compostas. Assim pára-quedas vira paraquedas.Quanto houver necessidade, será dobrada a consoante. Assim contra-regra vira contrarregra. Será mantido o hífen em palavras compostas cuja segunda palavra começa com h como pré-história.Em substantivos compostos cuja última letra da primeira palavra e a primeira letra da palavra são a mesma, será feita a introdução do hífen. Assim microondas vira micro-ondas.

Inclusão de letras, as letras antes suprimidas do alfabeto português (k, y e w) voltam, mas só valem para manter as grafias de palavras estrangeiras;

Fim das letras mudas, em Portugal, é comum a grafia de letras que não são pronunciadas como facto para falar fato. Essas letras somem com a reforma.

Dupla acentuação, há algumas diferenças de acentuação entre o Brasil e Portugal principalmente quando se fala do acento circunflexo e agudo. Assim, os brasileiros escrevem econômico e os portugueses, económico. Essa diferença foi mantida.



Grupo 05
CAIO
CEZAR LUIZ
DOUGLAS
EUDHONE
REINALDO
VINICIUS

3 comentários:

XZiBeT disse...

Ótimo post será de grande ultilidade!

XZiBeT disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1/3 disse...

Boa idéia tratar do acordo ortográfico.

Seria importante dar exemplos, principalmente os produzidos no ead pelos colegas (será que já tem gente escrevendo sem hífen?), e fornecer fontes de pesquisa para as pessoas consultarem em caso de necessidade.
Espero que os próximos grupos melhorem e atinjam o objetivo.

Abraço.

Roberto.